Conhecida também por “flebite” ou “tromboflebite profunda”, a Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma doença causada pela coagulação do sangue (desenvolvimento de um trombo) no interior das veias (vasos sanguíneos), responsáveis por levarem o sangue de volta ao coração,em um local ou momento não adequados, sendo uma consequente reação inflamatória do vaso e pode esse trombo determinar obstrução venosa total ou parcial.
As veias são os vasos do sistema circulatório que trazem o sangue de volta ao coração, depois que as artérias levaram este sangue oxigenado a todos os órgãos do corpo: sistema circulatório = sistema arterial + sistema venoso.
A coagulação é um mecanismo de defesa do organismo, ele representa a transformação do sangue da sua forma líquida em sólida, através de diversas reações químicas dos componentes sanguíneos (proteínas, hemácias, etc.). Normalmente, as veias mais acometidas são as dos membros inferiores (cerca de 90% dos casos). Médicos apontam que prever a trombose quando um indivíduo está fazendo uso de anticoncepcional é muito difícil.
O “trombo” é o termo utilizado para definir a formação de um coágulo do próprio sangue de uma pessoa dentro de seus próprios vasos, por isso o termo “Trombose”. Resumindo: a trombose venosa representa a formação deste coágulo (trombo) dentro das veias (sistema venoso) do indivíduo. O trombo impede a passagem e o fluxo normal do sangue naquele vaso, criando um grave problema para todo o sistema circulatório.
A trombose é relativamente comum (50 casos em 100 mil habitantes) e é responsável por sequelas de insuficiência venosa crônica: dor nas pernas, edema (inchaço) e úlceras de estase (feridas). Além disso, também responsável por outra doença mais grave: a embolia pulmonar, que acontece quando as artérias ou veias do pulmão ficam obstruídas por coágulos.
Comentários
Postar um comentário